quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Educação Inclusiva e Deficiência Visual

A proposta da Educação inclusiva não trata de colocar na escola regular parcelas de alunos da educação especial, mas, oferecer oportunidades para que todas as pessoas (crianças, jovens e adultos) tenham possibilidades reais de construção do seu conhecimento, interagir com outras, desenvolver suas potencialidades, preparar-se para a vida, (se tratando de crianças), (trabalhar a reabilitação, nos casos dos adultos), a independência e a liberdade para viver e conviver em sociedade.
Isso indica que as pessoas com deficiência visual devem ter garantido seu espaço na escola, substancialmente com uma proposta pedagógica que dê conta das necessidades que os alunos ditos normais e alunos com deficiência visual juntos, em uma sala de aula, demandam.
Aqui, na E.M.R. Sillas Crêspo existe uma turma no EJA “muito especial” pois são adultos que perderam a visão, decorrente de vários fatores de saúde, mas não perderam a vontade de viver. Estão na luta diária para conseguirem se reintegrar na sociedade, voltarem ao mercado de trabalho, etc.

Mas o que não faz almas ansiosas por aprender?
Resolvemos procurar a nossa escola Sillas Crêspo que é próxima às nossas casas. Fomos recebidos com grande apoio pela direção da escola, em especial pela pessoa do João Naider e Fernanda. A nossa turma é composta por 03 homens e 03 mulheres. Trabalhamos com a alfabetização em Braille, e a nossa querida professora é a Thelma Falcão. Confiantes de que seremos incluídos no 2º segmento para o próximo ano, não desistimos de tentar. Sabemos que é tudo muito difícil. Acreditamos que o novo gera insegurança, mas como acreditamos em Deus e somos brasileiros, jamais desistiremos!


Colaboração: Profª. Thelma Falcão

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