quinta-feira, 9 de junho de 2011

Informática e Matemática na produção do conhecimento

"Quando falamos em contextualizar o ensino da matemática, referimo-nos ao fato de que, a partir dos "saberes" já internalizados pelos alunos, suas vivências e sonhos, se criem condições de problematização pelos alunos, e então, eles se vendo parte dessa construção, (co) autores desse conhecimento, se colocam como atores principais desse teatro que é o processo contínuo e dinâmico do aprender".

Fonte: Disponível aqui.











A AULA DE MATEMÁTICA COM A PROFª NATHALHA E A TURMA DO EJA DO 3º ANO NO DIA 08/06 - 4ªF. FOI UM SUCESSO. TRABALHAMOS UTILIZANDO TABELAS E GRÁFICOS COM O PROGRAMA DE PLANILHA ELETRÔNICA DO PACOTE DO BROFFICE - LINUX. CONSTRUIMOS UM GRÁFICO EM BARRAS E CONSEGUIMOS VISUALIZAR MELHOR SOBRE O CONSUMO DE DROGAS NO BRASIL. ESSE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO TRABALHAR A MATEMÁTICA EM SEU CONTEÚDO: RETA NUMÉRIA E INTERVALO DE DADOS, EM PARALELO AO PROJETO INTERDISCIPLINAR SOBRE DROGAS QUE ESTAMOS REALIZANDO NA NOSSA ESCOLA NO SEGMENTO DO EJA. A TURMA DO 3º ANO - 2º SEGMENTO É UMA TURMA ÓTIMA, SÃO DISCIPLINADOS E MADUROS, COM ISSO DEMONSTRARAM MUITO ENVOLVIMENTO E INTERESSE COM A ATIVIDADE E TAMBÉM PELOS RECURSOS TECNÓLOGICOS OFERECIDOS E EXPOSTOS PELA PROFª DE INFORMÁTICA SÍLVIA. FOI UMA EXCELENTE AULA! PRODUZIMOS E APRENDEMOS MUITO!

Clique aqui e acesse a produção de um aluno!

@ CLIQUE AQUI
E VEJA O PLANEJAMENTO DA AULA @

2 comentários:

  1. Oi meu nome é Karime Kiener, sou estudante de pedagogia da PUCRS e achei muito legal a proposta de utilização da informática como recurso pedagógico e como meio de trabalhar a interdisciplinaridade na escola.

    ResponderExcluir
  2. Gabriela Neves - Estudante de Pedagogia, PUCRS.

    Diante desta realidade tecnológica, o papel do professora também se altera. Muitas vezes precisamos mudar a maneira de ensinar – nos adaptar ao ritmo exigido, as exigências educacionais dos novos tempos e anseios para oferecer um ensino de qualidade, adequados às novas exigências sociais e profissionais. Os nossos alunos são aprendizes, com a expectativa de que por meio da interação estabelecida na comunicação didática entre nos, a aprendizagem aconteça para ambos.

    Gostei da sua proposta de trabalhar a matemática junto a um recurso tecnológico.

    ResponderExcluir